sábado, 15 de dezembro de 2012

Feira de Ciências da E. E. Antônio Pinto de Medeiros - Sustentabilidade


PIBID IFRN – GEOGRAFIA
Supervisora: Professora Ilka Nóbrega
Bolsistas (matutino): Mora Torres, Marcelo França e Evenny Joseppy

Com o intuito de trabalhar os conceitos geográficos presentes na prática da observação e analise do mundo e suas nuances, os bolsistas do PIBIB Geografia do IFRN deram inicio as atividades na Escola Estadual Antônio Pinto de Medeiros primeiramente com a assessoria dos professores de geografia lotados na referida escola, e é esse processo que iremos expor aqui. Quando deu-se inicio aos planejamentos da Feira de Ciências onde todas as turmas deveriam apresentar um projeto e a consequente escolha do conceito de sustentabilidade como tema da exposição os bolsistas iniciaram uma atividade complementar, que se resume  a elucidação, esclarecimento e exercício da sustentabilidade em sala de aula.
Por meio da observação das atividades iniciais foi detectado uma deficiência dos alunos em relação a utilização do conceito apresentado e este diagnostico foi o guia para a escolha da metodologia de ensino.
Inicialmente houve um período de observação e análise da proposta pedagógica da escola, posteriormente o projeto passou a contar com a ajuda do bolsista do PIBID Geografia.
A primeira atividade desenvolvida foi uma dinâmica onde foi proposto aos alunos que dissessem o que entendiam por sustentabilidade.
O resultado dessa atividade foi surpreendente, pois mesmo entendo superficialmente o conceito de sustentabilidade como “ação para resolver um problema/demanda atual, que não comprometa/atrapalhe o amanha” eles não enxergavam maneiras de executar ações sustentáveis.
A partir dessa problemática foi apresentada a ideia de construir objetos diversos a partir de material reciclado e a primeira ação foi a confecção da horta a partir de garrafas pet. (Figura 1 , Figura 2 e Figura 3).

(Figura 1 - Produção da Horta)

 (Figura 2 - Pré-produção dos Porta Pulseiras)

 (Figura 3 - Confecção dos vasos de pet)

A partir dessa proposta algumas ações foram desenvolvidas entre elas a produção de puffs de garrafa pet, porta pulseiras e relógios de papelão, porta lápis de pet e jornal e uma maquete representando uma cidade sustentável que contou até com um sistemas de energia eólica funcional. E tudo isso foi exposto na FECART que aconteceu nessa quinta e sexta-feira (nos dias 13 e 14 de dezembro de 2012).

(Figura 4 - Puff de pet)

(Figura 5 - Porta Pulseiras de papelão e tecido)

(Figura 6 - Construção da maquete "Cidade Sustentável")

(Figura 7 - Evenny, a Prof. Ilka (Supervisora), Mora e Marcelo na abertura da FECART)

Nenhum comentário:

Postar um comentário