quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ESCOLA ESTADUAL CASTRO ALVES

PIBID IFRN
Professor Supervisor: Roberto Amorin Júnior
Bolsistas: Alânia Souza, Felipe Cardoso, Andreia Batistas, Haniel Lima, Raul Santos e Mayara Lima


É sempre desafiador, no ensino de geografia, sair da rotina maçante, que entedia a maioria dos alunos, e enveredar por caminhos mais dinâmicos e inovadores. A geografia parece ser muito teórica, distante. Mas a geografia são vivências, é cotidiano. Não está apenas nos livros e nas fotografias. Está presente em todos os momentos do dia a dia. Geografia é nossa realidade. E sempre é possível aplicar a geografia em diversos momentos. Atividades práticas que tendam a ação na disciplina de geografia pode ser uma experiência muito interessante.

Alunos produzindo a maquete 
       E a equipe do PIBID de geografia do IFRN que atua na Escola Estadual Castro Alves usou de oficinas para tentar tornar prático o aprendizado dos alunos e sanar algumas das dificuldades detectadas no que se refere à aprendizagem de alguns conteúdos. Claramente, as maiores dificuldades estão nos conteúdos de cartografia e em um assunto muito específico que envolve Astronomia, que é a passagem das estações do ano.

      Compreender o processo de ocorrência das estações do ano sempre foi visivelmente difícil para a maioria dos alunos. Abstrair tal sequencia de eventos é um desafio. Mas entender o fenômeno é muito importante para o entendimento de nossa realidade, pois influencia diretamente nosso cotidiano.

      Ciente dessas deficiências e dificuldades, a equipe do PIBID tornou concreta a ocorrência das estações do ano, montando uma representação didática dos movimentos da Terra em torno do sol de modo que os alunos visualizassem a incidência desigual dos raios solares na superfície terrestre, que redunda em diferentes climas e períodos por que passa as sociedades e a natureza de modo geral.
Maquete pronta
Com alguns poucos materiais posicionamos quatro representações do planeta Terra ao redor de uma lâmpada que representa o sol. As quatro posições são os quatro momentos que correspondem às estações do ano: verão, outono, inverno e primavera (dependendo do hemisfério), assinalando os momentos que correspondem ao solstício de verão (dia mais longo do ano) e de inverno (noite mais longa do ano) e os equinócios (noites e dias com períodos iguais), sempre relacionando esses eventos astronômicos à realidade local.

Representação do solstício de verão no hemisfério norte e do equinócio 
Representação do solstício de verão no hemisfério sul e do equinócio.
A oficina foi muito produtiva e atingiu seus objetivos.
Avaliamos os resultados por meio de um jogo de perguntas e respostas com a utilização de um painel semelhante a um batalha naval. A cada pergunta respondida corretamente o participante teria a chance de escolher uma letra e um número para ganhar pontos caso encontrasse uma embarcação, ou nenhum ponto caso desse um tiro na água.
Dessa forma, nesse processo, tivemos a participação do aluno em todas as fases de fabricação da maquete e do jogo, inspirando sua criatividade e autonomia, e depois, tornando o processo avaliativo, que em geral é muito tenso, em uma brincadeira educativa, criativa e empolgante, garantindo a participação de todos.
Os resultados foram positivos e a resposta dos alunos também. Conseguimos assim instigar a curiosidade deles, pois sugeriram diversos temas que poderiam ser trabalhados em oficinas posteriores.

Com relação à cartografia, a leitura do mapa é uma habilidade pouco desenvolvida na maioria dos alunos que estudam geografia. Dessa forma realizamos uma oficina em que, a partir da devida preparação, os alunos seriam capazes de confeccionar um mapa temático. Claro que tivemos de pular certas etapas da elaboração de um mapa, como a coleta de dados, mas, nosso objetivo era, além de trabalhar a habilidade de ler um mapa, desenvolver autonomia, criatividade quando os alunos pusessem a mão na massa para representar os dados que nós coletamos previamente. A forma de representá-lo, a escolha de cores e símbolos partiria dos alunos. Os bolsistas estavam ali para orientá-los.
Posteriormente, houve o momento da socialização e exibimos os mapas num mural nos corredores da escola. O resultado foi, mais uma vez, positivo. E o reconhecimento dos alunos, gratificante.

Momento da elaboração dos mapas

Alunos do turno matutino representaram os climas do Rio Grande do Norte


Exibição do trabalho realizado pelos alunos na escola
















Nenhum comentário:

Postar um comentário