Quem somos

PIBID GEOGRAFIA IFRN

Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – tem como por objetivo principal o apoio à formação de estudantes de licenciatura das instituições públicas de Ensino Superior.
O Programa efetiva-se por meio do estabelecimento de convênios entre essas instituições e as redes de educação básica pública, visando promover a atuação dos licenciandos nas práticas pedagógicas dessas escolas.
O PIBID surge num contexto crítico para educação básica pública nacional. A desvalorização da carreira docente e os baixos investimentos no setor ao longo dos anos criaram um cenário desanimador marcado pela descrença na qualidade do ensino público.
No Rio Grande do Norte a situação complica-se ainda mais. O estado tem figurado abaixo da média nacional no principal exame que afere a qualidade da educação no Brasil, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O que reforça a importância de programas como PIBID.
No âmbito do subprojeto da licenciatura em Geografia IFRN - Natal Central, o PIBID desenvolve-se em oito escolas da rede estadual de educação básica: E. E. Castro Alves, E. E. Ferreira Itajubá, E. E. José Fernandes Machado, E. E. Nestor Lima, E. E. Professor Antônio Pinto de Medeiros, E. E. Professor Francisco Ivo Cavalcanti, E. E. Professora Josefa Sampaio e E. E. Walter Duarte Pereira, todas localizadas na cidade do Natal.
Intitulado “Por uma leitura geográfica e transformadora de meu lugar-mundo” o subprojeto de licenciatura em Geografia tem como objetivos: permitir aos estudantes-bolsistas vivenciar a prática docente; oferecer suporte teórico-prático aos professores das escolas públicas em suas atividades pedagógicas; produzir material didático e desenvolver atividades lúdicas de maneira a dinamizar o ensino de Geografia e contribuir para minimização dos problemas de repetência, baixa frequência escolar e desmotivação; e promover a articulação integrada do Ensino Superior do sistema público federal com a Educação Básica do sistema público estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário