quarta-feira, 2 de julho de 2014

ESCOLA ESTADUAL WALTER DUARTE PEREIRA
PIBID IFRN – Geografia
Março/Abril/Maio/Junho - 2014
Bolsistas: Marcela Ferreira, Nilma Cavalcanti, Raílson Figueiredo, Rosângela Lima, Paloma Batista.
Supervisora: Prof. Helomira Rejane
Coordenadores: Levi Miranda/Cristina Cavalcanti

EQUIPE PIBID EE WALTER DUARTE PEREIRA
                 

DESAFIO DO DOMINÓ GEOGRÁFICO
Iniciada as aulas como planejado, colocamos em prática atividades destinada a cada turma. Começamos com a turma do 3º ano, aplicando o jogo de dominó Geográfico, confeccionado por nós bolsistas no qual o objetivo é promover no aluno o conhecimento e a habilidade de fazer ligações entre os estados brasileiros e suas respectivas capitais, Assim conhecendo melhor a organização político-administrativa do Brasil. 
          

DOMINÓ GEOGRÁFICO 
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PRODUÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA GEOGRÁFICO
Nesta atividade proposta o objetivo foi promover aos alunos a noção de distribuição espacial dos estados brasileiros. Dando uma melhor compreensão cartográfica do território brasileiro. O resultado foi muito positivo, pois ajudou aos alunos a compreenderam melhor a distribuição dos estados brasileiros ao longo do seu território.

 QUEBRA-CABEÇA GEOGRÁFICO
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PRODUÇÃO DO GEOSIMULADO - ENEM
Na preparação para o ENEM 2014, participaram do GeoSimulado os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. O objetivo da atividade foi incentivar os alunos do Ensino Médio, a dar continuidade na vida estudantil, buscando a conclusão do nível superior, opção muitas vezes descartadas por eles. A verdadeira intenção do GeoSimulado é apresentar uma nova perspectiva profissional, estimulando os alunos a participarem do Enem. Após a aplicação da prova os alunos passaram a enxergar o Enem como uma oportunidade possível de transformar seus futuros.

 APLICAÇÃO DO GEOSIMULADO - ENEM
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PRODUÇÃO DE PAINEL GEOGRÁFICO
Esta atividade foi uma das mais populares do Pibid, pois todos queriam participar. A produção dos painéis teve a participação de todas as turmas já que seriam muitas imagens e as mesmas sendo ampliadas com a ajuda do projetor. as imagens foram desenhadas sobre 7 metros de TNT branco, iniciada em 12/05/2014. Posteriormente foi realizada a pintura com giz de cera, distribuindo os desenhos pelas turmas participantes. A finalização se deu no dia 05/06/2014 com a exposição do painel na sala e a solicitação para que os alunos desenvolvessem um texto sobre o que entenderam de, pelo menos, uma imagem. Teve como objetivo utilizar elementos (desenho, pintura) para a promoção da interpretação de imagens, fazendo uma ponte com os temas trabalhados durante as aulas de geografia.


 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO
 PAINEL GEOGRÁFICO


      Atividades como essas são de grande auxilio no desenvolvimento dos alunos como também na compreensão de conceitos para o entendimento. Trabalhando em conjunto, no sentido de formação de grupo, requer compreensão dos processos grupais para o desenvolver competências que permitam realmente aprender com o outro e construir de formar participativa. 

  


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