sábado, 15 de dezembro de 2012


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO PINTO DE MEDEIROS

PIBID IFRN – GEOGRAFIA
Supervisora: Professora Ilka Nóbrega
Bolsistas (vespertino): Guilherme Oliveira e Luzia Lehum


Há algum tempo se discute sobre a necessidade de renovação do ensino de Geografia, tanto em termos de conteúdo quanto de abordagens didáticas. O uso excessivo de uma abordagem tradicional dos conteúdos, além de infligir à Geografia Escolar um rótulo de disciplina mnemônica, limita a capacidade criativa dos estudantes e inibe o desejo de aprender. Assim, a procura por metodologias que proporcionem o exercício da leitura reflexiva do espaço faz-se extremamente necessária, quando se tem em vista a busca pela melhoria da qualidade do ensino.
No repertório de metodologias que possibilitam aos estudantes uma dinamização do ensino-aprendizagem sobre o espaço geográfico, e toda sua complexidade, estão a interdisciplinaridade e a utilização de espaços não formais — espaços que estão fora da estrutura física das escolas e que permitem sua utilização para situações de ensino-aprendizagem — como forma de produção e apreensão de conhecimentos.

Acreditando no potencial desses espaços, desenvolvemos duas experiências de aprendizagem:


1ª – Indústria de laticínios: aplicada a uma turma do 1º ano do Ensino Médio (figuras 1, 2 e 3) a experiência (*) serviu para fixação dos conteúdos ministrados em sala de aula (formação do mundo capitalista, industrialização, globalização). Os estudantes visitaram as principais instalações de uma indústria de laticínios, localizada no município de Parnamirim, acompanhando toda a cadeia produtiva. No retorno à escola realizamos uma reflexão sobre os assuntos abordados, de como somos afetados direta e indiretamente pelo sistema. Formou-se uma roda de discussões em que, primeiramente, foi realizada a leitura de um folder que continha um breve resumo dos conteúdos, e logo em seguida a exibiu-se o vídeo “A História das Coisas”. Aplicou-se um roteiro de questões que orientaram uma discussão após o término do documentário. Ainda foi solicitado aos alunos que fosse entregue, na semana posterior, uma linha do tempo refazendo o percurso histórico do sistema capitalista até os dias atuais.
Figura 01 - Visita às instalações da fábrica.

Figura. 02 – Visita à fábrica.
Figura. 03 – Roda de discussão em sala de aula

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2ª – Planetário de Parnamirim: desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental 2, participantes do Programa Mais Educação. A atividade consistiu numa visita ao Planetário de Parnamirim/RN. Foi realizada em parceria com a professora de Artes do programa acima citado. O tema central trabalhado junto aos alunos foi “As Quatro Estações do Ano” (figuras 4, 5, 6, 7 e 8). Inicialmente os bolsistas do PIBID Geografia** (turno vespertino) realizaram uma pré-aula sobre a temática utilizando vídeos e maquetes. A professora de Artes desenvolveu um espetáculo teatral denominado “Plenitude”, cujo tema norteador aludia à variação das estações ao longo do ano. O espetáculo destacou, entre outros aspectos, a problemática da seca no nordeste adotando a partir da obra de Luiz Gonzaga. Uma brilhante contextualização! A peça foi apresentada para toda a comunidade na Feira Educação, Ciência e Arte ­– FECART – da escola. 


Figura 04 – Explanação em sala de aula do conteúdo conceitual sobre as estações do ano.

Figura 05 – Visitação ao Planetário de Parnamirim.

Figura 06 – Apresentação da peça teatral “Plenitude”, na FECART.

Figura 07 – Apresentação da peça teatral “Plenitude”, ressaltando a realidade nordestina.


Figura 08 – Apresentação da peça teatral “Plenitude” na FECART.


Ao promover um melhor entendimento da realidade investigada a aplicação dessas técnicas rejeita a alienação e a rotina, ainda existente nos espaços escolares, ao mesmo tempo em que reforça o apreço pela comunidade e o estabelecimento de relações entre teoria e prática.  A realização de atividades dessa natureza é indispensável quando se busca uma aprendizagem significativa e a consequente promoção do exercício da cidadania.

Também fez parte das exposições da FECART, uma maquete sobre o Ciclo Hidrológico, resultado da oficina desenvolvida durante o segundo semestre deste ano sobre o referido tema. Confeccionada com materiais recicláveis, a elaboração da maquete levou em consideração o tema anual que norteia as ações e a feira da escola: “sustentabilidade”.  Exposta durante a FECART o material foi produzido por estudantes do Ensino Fundamental 2 (fig. 09, 10, 11, 12 e 13). 
Figura 09 - Construção da maquete.

Figura 10 – Maquete do Ciclo das Águas.

Figura 11 – Maquete do Ciclo das Águas.

Figura 12 – Apresentação da maquete do Ciclo das Águas, pelas alunas Isabela e Luana, na FECART.

Figura 13 – Apresentação da maquete do Ciclo das Águas, pelas alunas Isabela e Luana, na FECART.



Agradecimentos:
*Colaboração na visita ao Planetário de Parnamirim: Evenny Joseppy, Mora Torres, Marcelo França (bolsistas PIBID Geografia na EEPAPM turno matutino); Cláudio e Fátima (participantes do Programa Mais Educação na EEPAPM);
**Colaboração na visita à fábrica de laticínios: Evenny Joseppy, Mora Torres e Marcelo França (bolsistas PIBID Geografia na EEPAPM turno matutino).

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