ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR
ANTÔNIO PINTO DE MEDEIROS
PIBID IFRN – GEOGRAFIA
Supervisora: Professora Ilka Nóbrega
Supervisora: Professora Ilka Nóbrega
Bolsistas
(vespertino): Guilherme Oliveira e Luzia Lehum
Há algum tempo se discute sobre a necessidade de renovação do
ensino de Geografia, tanto em termos de conteúdo quanto de abordagens
didáticas. O uso excessivo de uma abordagem tradicional dos conteúdos, além de
infligir à Geografia Escolar um rótulo de disciplina mnemônica, limita a
capacidade criativa dos estudantes e inibe o desejo de aprender. Assim, a
procura por metodologias que proporcionem o exercício da leitura reflexiva do
espaço faz-se extremamente necessária, quando se tem em vista a busca pela melhoria
da qualidade do ensino.
No repertório de metodologias que possibilitam
aos estudantes uma dinamização do ensino-aprendizagem sobre o espaço
geográfico, e toda sua complexidade, estão a interdisciplinaridade e a utilização
de espaços não formais — espaços que estão fora da estrutura física das escolas
e que permitem sua utilização para situações de ensino-aprendizagem — como forma
de produção e apreensão de conhecimentos.
Acreditando no potencial desses espaços, desenvolvemos duas
experiências de aprendizagem:
1ª – Indústria de laticínios: aplicada a uma turma do 1º ano
do Ensino Médio (figuras 1, 2 e 3) a experiência
(*) serviu para fixação dos conteúdos ministrados em sala de aula (formação do
mundo capitalista, industrialização, globalização). Os estudantes visitaram as
principais instalações de uma indústria de laticínios, localizada no município
de Parnamirim, acompanhando toda a cadeia produtiva. No retorno à escola
realizamos uma reflexão sobre os assuntos abordados, de como somos afetados direta
e indiretamente pelo sistema. Formou-se uma roda de discussões em que,
primeiramente, foi realizada a leitura de um folder que continha um breve
resumo dos conteúdos, e logo em seguida a exibiu-se o vídeo “A História das
Coisas”. Aplicou-se um roteiro de questões que orientaram uma discussão após o
término do documentário. Ainda foi solicitado aos alunos que fosse entregue, na
semana posterior, uma linha do tempo refazendo o percurso histórico do sistema
capitalista até os dias atuais.
.
2ª – Planetário de Parnamirim: desenvolvida com estudantes do
Ensino Fundamental 2, participantes do Programa Mais Educação. A atividade
consistiu numa visita ao Planetário de Parnamirim/RN. Foi realizada em parceria
com a professora de Artes do programa acima citado. O tema central trabalhado
junto aos alunos foi “As Quatro Estações do Ano” (figuras 4, 5, 6, 7 e 8). Inicialmente os bolsistas do PIBID
Geografia** (turno vespertino) realizaram uma pré-aula sobre a temática
utilizando vídeos e maquetes. A professora de Artes desenvolveu um espetáculo
teatral denominado “Plenitude”, cujo tema norteador aludia à variação das
estações ao longo do ano. O espetáculo destacou, entre outros aspectos, a
problemática da seca no nordeste adotando a partir da obra de Luiz Gonzaga. Uma
brilhante contextualização! A peça foi apresentada para toda a comunidade na Feira
Educação, Ciência e Arte – FECART – da escola.
Ao
promover um melhor entendimento da realidade investigada a aplicação dessas
técnicas rejeita a alienação e a rotina, ainda existente nos espaços escolares,
ao mesmo tempo em que reforça o apreço pela comunidade e o estabelecimento de
relações entre teoria e prática. A realização de atividades dessa
natureza é indispensável quando se busca uma aprendizagem significativa e a
consequente promoção do exercício da cidadania.
Também
fez parte das exposições da FECART, uma maquete sobre o Ciclo Hidrológico, resultado da oficina desenvolvida durante o segundo semestre deste ano sobre o referido tema. Confeccionada com materiais recicláveis, a elaboração da maquete levou em consideração o tema anual que norteia as ações e a feira da escola: “sustentabilidade”. Exposta durante a FECART o material foi produzido por
estudantes do Ensino Fundamental 2 (fig. 09, 10, 11, 12 e 13).
![]() |
Figura 09 - Construção da maquete. |
Agradecimentos:
*Colaboração na visita ao Planetário de Parnamirim:
Evenny Joseppy, Mora Torres, Marcelo França (bolsistas PIBID Geografia na
EEPAPM turno matutino); Cláudio e Fátima (participantes do Programa Mais Educação
na EEPAPM);
**Colaboração na visita à fábrica de laticínios: Evenny
Joseppy, Mora Torres e Marcelo França (bolsistas PIBID Geografia na EEPAPM turno matutino).
Nenhum comentário:
Postar um comentário