quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LABORATÓRIO DE GEOASTRONOMIA E MINI ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: Técnicas didáticas que buscam o melhoramento do aprendizado do aluno.

1.      CONTEÚDO do desenvolvimento

Tendo em vista o contexto político e econômico em que se encontra o país nas ultimas décadas, bem como o avanço tecnológico, a substituição de mão-de-obra, o sistema educacional deficitário tem refletido diretamente na população; aliados a falta de uma vivência entre a teoria e a visualização e manuseio dos instrumentos ligados a prática pedagógica tem refletido negativamente no aprendizado.
Nessa perspectiva é necessário que se busquem alternativas visando um melhor preparo para o aluno da escola pública, na tentativa de se mostrar os fatos mais próximos possível da realidade, atendendo ao eixo norteador dos Parâmetros Curriculares da contextualização. Uma das formas é a integração e aproximação dos conteúdos com a prática, para que o estudante possa desenvolver suas competências visando melhorar as operações mentais estruturadas em rede, que mobilizadas permitam a incorporação de novos conhecimentos e as habilidades que vão decorrer dessas competências adquiridas e referem-se aos planos de saberem fazer, buscando a formação de cidadão critico e com visão de mundo que lhe permita participar ativamente da sociedade em que vive, “cidadão pensante”.
Diante desses fatos propõe-se a criação de um Laboratório de Geoastronomia e uma Mini-estação Meteorológica, em parceria com o Projeto de Astronomia (já existente na Escola), que pretende inserir o ensino de astronomia na formação de estudantes e professores, a partir de material reciclado e/ou de baixo custo objetivando despertar no estudante um interesse maior pela docência ou até mesmo na sua vida profissional.
A proposta é de interferência junto aos educadores e estudantes, principalmente os de geografia, física, matemática e química no sentido de contribuir para formação mais adequada, tão necessária a um desenvolvimento pleno e compartilhado, com destaque para sua vivencia na vida prática.
Sendo assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, pretende construir uma Mini Estação Meteorológica que será situada num espaço dentro da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, bairro Dix-Sept Rosado – Natal, RN. Composta de um cercado meteorológico contendo abrigos para os instrumentos e uma pequena torre dentro deste mesmo espaço. Em termos geográficos, a Estação encontra-se dentro da escola com um marco correspondente à latitude 5º 48’ 18,2” Sul, longitude 35º 13’ 36,8” Oeste e altitude de 50m com relação ao nível do mar.
A estação tem o objetivo de, além de coletar os dados da atmosfera, tratar e disseminar suas observações de superfície, e de se colocar a disposição para visitas de estudantes de toda a faixa etária, o Laboratório e a Mini Estação Meteorológica, onde terão a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos geográficos, astronômicos, meteorológicos, estatísticos e físicos, que ainda servirão de suporte para o planejamento dessas aulas, através da elaboração de cursos, palestras, construção de material didático em uma linguagem acessível (livros, pôster, vídeos, slides, preparação de atividades prática para o estudante, maquetes, aula de campo), aproveitamento de notícias recentes da mídia e de fenômenos astronômicos, criação de um espaço na internet para o auxilio de estudantes e professores, bem como a divulgação em um jornal informativo, visitas ao planetário e observatório; contextualização da astronomia e informações sobre o Programa Espacial Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário