sexta-feira, 13 de setembro de 2013

2º Bimestre (2013) na Escola Estadual Ferreira Itajubá

Atividades sobre os movimentos terrestres


Fundamental

6º ano – Movimentos da Terra e Estações do ano

Esta atividade teve como principal objetivo mostrar aos alunos, através do modelo de movimentos da Terra proposto, como ocorre a dinâmica das estações do ano e sua interferência no seu cotidiano. Em relação à elaboração da atividade, deve-se:
  •     Construir, previamente, o painel utilizado na atividade. Para tanto, usou-se as tintas para pintar nas cartolinas brancas, unidas entre si, uma circunferência dividida em quatro, representando as quatro estações do ano. E inseriu o bocal elétrico com lâmpada no centro das cartolinas a fim de ilustrar o Sol e suas relações com o planeta Terra.
  •    Utilizar o globo para percorrer, com o auxílio dos alunos, toda a extensão da circunferência com o intuito de aludir a incidência do sol sobre a Terra período correspondente ás estações.

Portanto, os alunos puderam observar a relação entre os movimentos de rotação e translação da Terra e a existência das quatro estações do ano. Eles viram que o Sol (representado pela lâmpada) permanece estático, enquanto a Terra gira em torno dele e também em torno de si mesma, e que a inclinação do eixo terrestre influencia diretamente na incidência dos raios solares que se dá de maneira diferente nos hemisférios e polos.






 Médio

1º ano – Quebra cabeça das Placas Tectônicas

Nesta atividade tomamos como objetivo principal permitir ao aluno, de forma lúdica (jogo de quebra cabeça), visualizar o movimento das placas tectônicas e também a relação entre este movimento e atividades como o vulcanismo e abalos sísmicos. Para elaborá-la deve-se:
  • Desenhar o globo terrestre, preferencialmente em uma cartolina branca, dividindo-o em placas tectônicas, e depois colá-lo em um material mais duro do que a cartolina (emborrachado ou papelão).
  • Em grupo, os alunos receberão uma determinada placa tectônica (peça do quebra-cabeça), uma imagem contendo o globo terrestre (dividido em placas tectônicas, imagem 2), para orientação, e um símbolo representando vulcões (opcional). Além disso, por sorteio, cada grupo pega uma questão a ser respondida e explicada para a turma.
  • Cada grupo deverá identificar a sua placa e representar, com o símbolo, os pontos em que ocorrem vulcões (de acordo com a imagem 2). Logo após, será montado no quadro o quebra-cabeça com as placas, e pela ordem das questões os grupos respondem e explicam para a turma (com a ajuda do professor) o que foi requisitado, utilizando o quebra-cabeça como material ilustrativo.

Ao final, observamos que os alunos possuem dificuldade em responder questões com suas próprias palavras e que alguns não conseguiram identificar as placas nem colocá-las no lugar certo.







Portanto, atividades como essas com desenhos, objetos representativos e jogos auxiliam o aluno na compreensão de conceitos que estão distantes da dimensão humana e que para o entendimento necessitam da capacidade de abstração do aluno.

 Participação da equipe Ferreira Itajubá e do PIBID IFRN no XX EGEORN 
(agosto de 2013 - UFRN)

Equipe Francisco Ivo
Equipe Antônio Pinto
Equipe Walter Duarte Perreira
Equipe Ferreira Itajubá
Equipe Ferreira Itajubá
Equipe Ferreira Itajubá



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