2º Bimestre (2013) na Escola Estadual Ferreira
Itajubá
Atividades sobre os movimentos
terrestres
Fundamental
6º ano – Movimentos da Terra e Estações do ano
Esta atividade teve como
principal objetivo mostrar aos alunos, através do modelo de movimentos da Terra
proposto, como ocorre a dinâmica das estações do ano e sua interferência no seu
cotidiano. Em relação à elaboração da atividade, deve-se:
- Construir, previamente, o painel utilizado na atividade. Para tanto, usou-se as tintas para pintar nas cartolinas brancas, unidas entre si, uma circunferência dividida em quatro, representando as quatro estações do ano. E inseriu o bocal elétrico com lâmpada no centro das cartolinas a fim de ilustrar o Sol e suas relações com o planeta Terra.
- Utilizar o globo para percorrer, com o auxílio dos alunos, toda a extensão da circunferência com o intuito de aludir a incidência do sol sobre a Terra período correspondente ás estações.
Portanto, os alunos puderam observar a relação entre os
movimentos de rotação e translação da Terra e a existência das quatro estações
do ano. Eles viram que o Sol (representado pela lâmpada) permanece estático,
enquanto a Terra gira em torno dele e também em torno de si mesma, e que a
inclinação do eixo terrestre influencia diretamente na incidência dos raios
solares que se dá de maneira diferente nos hemisférios e polos.
Médio
1º ano – Quebra cabeça das Placas Tectônicas
Nesta
atividade tomamos como objetivo principal permitir ao aluno, de forma lúdica
(jogo de quebra cabeça), visualizar o movimento das placas tectônicas e também
a relação entre este movimento e atividades como o vulcanismo e abalos
sísmicos. Para elaborá-la deve-se:
- Desenhar o globo terrestre, preferencialmente em uma cartolina branca, dividindo-o em placas tectônicas, e depois colá-lo em um material mais duro do que a cartolina (emborrachado ou papelão).
- Em grupo, os alunos receberão uma determinada placa tectônica (peça do quebra-cabeça), uma imagem contendo o globo terrestre (dividido em placas tectônicas, imagem 2), para orientação, e um símbolo representando vulcões (opcional). Além disso, por sorteio, cada grupo pega uma questão a ser respondida e explicada para a turma.
- Cada grupo deverá identificar a sua placa e representar, com o símbolo, os pontos em que ocorrem vulcões (de acordo com a imagem 2). Logo após, será montado no quadro o quebra-cabeça com as placas, e pela ordem das questões os grupos respondem e explicam para a turma (com a ajuda do professor) o que foi requisitado, utilizando o quebra-cabeça como material ilustrativo.
Ao
final, observamos que os alunos possuem dificuldade em responder questões com
suas próprias palavras e que alguns não conseguiram identificar as placas nem colocá-las
no lugar certo.
Portanto,
atividades como essas com desenhos, objetos representativos e jogos auxiliam o
aluno na compreensão de conceitos que estão distantes da dimensão humana e que para o entendimento necessitam
da capacidade de abstração do aluno.
Participação da equipe Ferreira Itajubá e do PIBID IFRN no XX EGEORN
(agosto de 2013 - UFRN)
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Equipe Francisco Ivo |
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Equipe Antônio Pinto |
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Equipe Walter Duarte Perreira |
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Equipe Ferreira Itajubá |
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Equipe Ferreira Itajubá |
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Equipe Ferreira Itajubá |
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