quinta-feira, 23 de maio de 2013

GeoHits - Coletânea de músicas Geográficas

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO IVO CAVALCANTI

PROFESSOR SUPERVISOR: Jorge Magno Costa

BOLSISTAS: André Nóbrega, Brenda Patriota, Juliane Félix, João Batista, Lourdes Penha, Solange Souza.



“A música é a ginástica da alma”, afirmou o filósofo Platão. Desde, muito cedo, até mesmo antes do nascimento, o ser humano treina seus ouvidos a captarem as mais distintas formas de vibrações sonoras. No jardim de infância é uma prática corriqueira incentivar as crianças a aprenderem as cantigas de roda, as músicas transmitidas pela tradição, hereditariamente essas melodias são repassadas ajudando a desenvolver aspectos como a lateralidade, conceito tão importante para a Geografia. Porém, a presença da música como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem é pouco explorada nos demais níveis de ensino, deixando adormecer o gosto pela música, onde não se ouve para admirar e refletir, mas sim, apenas como forma de passar o tempo, de sair do silêncio.
           A música é uma espécie de reflexo da sociedade e de como ocorrem as suas relações com o meio. Através das letras e das construções sonoras, a música representa, muito mais do que uma forma de entretenimento e distração, podendo ensinar, de tal forma a levar os alunos a vivenciarem sentimentos e experiências, apresentando assim, aos professores e alunos uma nova óptica da Geografia, tornando-a capaz de produzir além do conhecimento típico da ciência geográfica uma educação plena, onde o é adquirido o hábito de refletir sobre as questões sociais presentes nas letras das músicas em suas diferentes melodias e ritmos.
Com este objetivo, a equipe do PIBID atuante na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, teve a iniciativa de organizar uma coletânea de músicas denominadas GeoHits, para que juntamente com os professores possamos introduzir este hábito no cotidiano dos alunos, não o de ouvir, mas o de admirar e compreender a construção musical. Abaixo, a capa da nossa Coletânea e as músicas selecionadas:


 


Coletânea GeoHits nº 1:

01.   Ama Amazônia - Andrea Veiga
02.   Querelas Do Brasil - Elis Regina
03.   Assentamento - Chico Buarque
04.   Absurdo - Vanessa da Mata
05.   Saudosa maloca - Adoniran Barbosa
06.   Despejo Na Favela - Adoniran Barbosa
07.   Todo Dia Era Dia de Índio - Baby Consuelo
08.   Amor de Índio - Beto Guedes
09.   Haiti - Caetano Veloso
10.   Terra - Caetano Veloso
11.   Dois Rios – Skank
12.   Herdeiro da pampa pobre - Engenheiros do Havaí
13.   A triste partida - Luiz Gonzaga
14.   O Sal Da Terra - Beto Guedes
15.   Alagados - Paralamas
16.   Passaredo - Chico Buarque
17.   O cio da terra - Pena Branca e Xavantinho
18.   Herdeiros do Futuro – Toquinho

Coletânea GeoHits nº 2:

1.  Classe média – Max Gonzaga
      2. Parabolicamará – Gilberto Gil 
 3.  Vamos fugir - Skank
      4. Paisagem na janela – Flávio Venturini
  5. Canto das três raças – Clara Nunes
6. Nos barracos da cidade – Kid Abelha
7. Sobradinho – Biquini Cavadão
8. Lourinha Brasil – Paralamas
      9. Pela internet – Gilberto Gil
     10. Conheço o meu lugar – Belchior
     11. Tudo outra vez – Belchior
12.  Propaganda – Nação Zumbi
13. O calibre – Paralamas
14.  Até quando esperar – Plebe Rude
     15.  Pressão social – Plebe Rude
16. Sangue latino – Secos e Molhados 
17. Miséria – Arnaldo Antunes
18. Samba do Approach – Zeca Baleiro



A seguir as fotos da apresentação do GeoHit - Absurdo de Vanessa da Mata, nas turmas do 3º ano vespertino.
 
Turma do 3º ano B, Vespertino

Assistindo o vídeo com imagens relacionadas à música Absurdo

Após a exibição do vídeo, os alunos passam por um momento de reflexão, onde procuram identificar os problemas apresentados na música, e relacioná-los com a realidade local.

Em seguida, é feita uma explanação dos assuntos relacionados à temática da música, nesse caso, os temas foram: sustentabilidade, meio ambiente e poluição.




               Esperamos que através da coletânea aqui apresentada os demais bolsistas das escolas parceiras possam realizar atividades semelhantes,  buscando promover um ensino de Geografia inovador.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário