terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pensando no ENEM e nos alunos do 3º ano do ensino médio do “Machadão”

O PIBID de Geografia da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, vulgarmente conhecido como “Machadão”, optou, como uma de suas ações, o auxílio aos alunos do ensino médio, sobretudo 3°ano, para um melhor desempenho nas provas do ENEM.

Por que?
No caso dos alunos do “Machadão”, recebemos a justificativa de que gostariam de prolongar seus estudos e ingressar em uma Universidade. Para tal, precisam obter bons resultados na prova do ENEM. O sonho da Universidade os movem, no entanto, todos têm dificuldades e precisam ser superadas. Para eles, o PIBID de Geografia teria o papel de auxiliá-los até o período de provas. Nós, bolsistas, concordamos e optamos por essa perspectiva como um dos tentáculos de nossa atuação na escola.

Como?
Após fixar o nosso objetivo fizemos questão de deixar claro para eles como faríamos o procedimento em sala de aula. Vale lembrar que as atividades abaixo estão sendo executadas exclusivamente com o Terceiro Ano do Ensino Médio:

1)Semanalmente nos encontraremos até os dias que antecedem o ENEM, abordando temáticas de Geografia em que sintam mais dificuldade, sempre no vespertino em horários “vagos” da disciplina de Inglês (onde ainda não há professores contratados);
2)Nesses nossos encontros, respondemos o máximo de questões do ENEM, por meio de aulas com auxílio do professor supervisor, Tadeu Araújo, sempre que necessário;
3)Para essas aulas, trazemos semanalmente cadernos de questões a serem discutidas, além de informações e materiais que possam trazer maior entendimento sobre os assuntos levantados em sala de aula.
4)Elaboramos slides contento informações, figuras, registros e mapas todos contextualizadas com a temática abordada;
5)Nos dedicamos expandir nossa dimensão de abordagem, transmitindo nossas experiências com processos seletivos, tentando conhecer os alunos e suas opções, esclarecendo dúvidas acerca das áreas de conhecimento científico e seus respectivos cursos. Demonstramos, ainda, através dos aulões a perspectiva e estrutura da prova do ENEM regado ao bom humor e entusiasmo, já que assim obtemos um maior retorno dos alunos.

Resultados.
Os Aulões do ENEM continuam no “Machadão” a todo vapor e continuarão até os dias que antecedem a prova. Nós, bolsistas, na medida do possível, estamos dando nossa contribuição aos alunos que por sua vez demonstram maior interesse a cada aula. Os resultados só virão depois de divulgado o desempenho de cada um. Como retorno, esperamos ver nossos alunos nos corredores das Universidades ou em qualquer outro lugar fazendo o que mais gostam de fazer. Torcemos e atuamos por eles.


Na ordem da esquerda para direita: Raphael Chagas (bolsista), Tadeu Araújo (supervisor), Nadinne Gomes (bolsista), Jexdson Cândido (bolsista), Rayane Rocha (bolsista) e Aline Juliana (bolsista).


*15/10 - Desde já PARABENIZAR todos os EDUCADORES não só por este dia e, sim, por todos aqueles em que carrega a vontade ao lado a dedicação e consegue da sua maneira fazer acontecer o raro espetacular momento da vida que é a participação da promoção de um INDIVÍDUO a esse mundo.





domingo, 29 de setembro de 2013

Aulões de revisão para o ENEM - 2013

Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti


Bolsistas: André Nóbrega, Brenda Patriota, João Batista, Juliane Félix, Lourdes Penha, Solange Souza.

Supervisor: Jorge Magno da Costa.


      Para prosseguir com os tradicionais aulões de revisão para o ENEM e antigo vestibular que acontecem na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti desde 2010, em parceria com os demais PIBID's, o PIBID de Geografia do FIC realizou suas aulas durante a semana de 23 a 27 de setembro de 2013.
      Nesta edição conseguimos alcançar todos os alunos do 3º ano do ensino médio, isto é, trabalhamos até no turno noturno!
      Para planejar as nossas aulas, levamos em conta:
  1. A escolha das questões de acordo com pesquisa feita com objetivo de priorizar os principais temas cobrados nas 5 últimas edições do ENEM;
  2. Abrangência dos temas transversais e da interdisciplinaridade, ou seja, contextualização;
  3. Confecção de um caderno de questões, com dicas e gabarito para os alunos irem treinando;
  4. Elaboração de uma apresentação de slides interativa, para prender mais a atenção dos alunos.
Veja alguns dos melhores momentos:

O caderno do aulão de Revisão do ENEM 2013 contou com 28 questões, todas resolvidas e devidamente explicadas.
A equipe de bolsistas se dividiu em um trio e uma dupla para realizar as aulas, visto que a bolsista Brenda estava em um congresso. 
Os alunos se mostraram bastante participativos e agradeceram à equipe pela iniciativa e também por terem ajudado a ampliar o ponto de vista sobre as questões sociais, tornaram-se mais críticos, foi muito gratificante saber que somos agentes transformadores da sociedade.

Os bolsistas que tinham horário livre durante a noite se proporão a ministrar as aulas nas turmas do turno noturno.

Os bolsistas Solange, João e Lourdes, juntamente com o supervisor Jorge Magno e o professor cooperador Edir. 





CINEMA, MÚSICA E LEITURA COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DO PIBID DE GEOGRAFIA

O PIBID de Geografia do FIC esteve presente no EDUCERE 2013 durante os dias 23 a 26 de setembro de 2013 na PUC-PR/CURITIBA, onde a bolsista Brenda Patriota teve a oportunidade de relatar suas experiências de iniciação à docência na escola de atuação.
O enfoque principal foi a utilização do cinema - o GeoCult; da música - os GeoHits; e a leitura, com destaque para a poesia, todas essas ferramentas aliadas ao ensino da Geografia para torná-la ainda mais interessante e apaixonante!
Segue o resumo do relato:
Resumo

O presente relato busca expor os fatores que contribuem para o aprendizado de Geografia, e que, ao serem utilizados pelos professores nas escolas de ensino básico, sobretudo, na rede pública de ensino pode-se auxiliar o processo de ensino aprendizagem. Busca-se apresentar novas possibilidades de planejamento das aulas da disciplina supracitada, para que através de se torne possível a construção da cidadania e de valores éticos indispensáveis à vida em coletividade. Transformando a sala de aula um ambiente mais motivador, de modo a despertar o interesse dos alunos pela Geografia, para que essa deixe de ser encarada como uma matéria decorativa, meramente quantitativa, a geografia de décadas atrás e que insiste em permanecer no âmbito escolar. Para promover tal inovação, propõe-se utilizar cinema, música e poesia, para que, assim, se possa desenvolver a prática de identificar, nas mais diferentes expressões culturais, elementos que caracterizam o objeto de estudo da disciplina. Foi realizado um levantamento bibliográfico para identificar filmes, músicas e poesias que tenham conteúdo relevante à análise crítica e reflexiva do professor e deste para os alunos. Com este intuito, a equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, custeada pela CAPES, formada por estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, atuantes na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizada na zona oeste de Natal/RN, especificamente nas séries do ensino médio, desenvolveu ações que visam reduzir os índices de reprovação e evasão na escola. Percebe-se que esta prática metodológica promove a interdisciplinaridade, possibilitando a construção do saber de forma integral, não fragmentado e especializado, como costuma ocorrer, os alunos se tornaram mais reflexivos, adquirindo maior capacidade de externar suas opiniões e interferirem como agentes construtores de uma sociedade melhor para todos os cidadãos.

Abaixo, alguns registros da apresentação:





sexta-feira, 13 de setembro de 2013

2º Bimestre (2013) na Escola Estadual Ferreira Itajubá

Atividades sobre os movimentos terrestres


Fundamental

6º ano – Movimentos da Terra e Estações do ano

Esta atividade teve como principal objetivo mostrar aos alunos, através do modelo de movimentos da Terra proposto, como ocorre a dinâmica das estações do ano e sua interferência no seu cotidiano. Em relação à elaboração da atividade, deve-se:
  •     Construir, previamente, o painel utilizado na atividade. Para tanto, usou-se as tintas para pintar nas cartolinas brancas, unidas entre si, uma circunferência dividida em quatro, representando as quatro estações do ano. E inseriu o bocal elétrico com lâmpada no centro das cartolinas a fim de ilustrar o Sol e suas relações com o planeta Terra.
  •    Utilizar o globo para percorrer, com o auxílio dos alunos, toda a extensão da circunferência com o intuito de aludir a incidência do sol sobre a Terra período correspondente ás estações.

Portanto, os alunos puderam observar a relação entre os movimentos de rotação e translação da Terra e a existência das quatro estações do ano. Eles viram que o Sol (representado pela lâmpada) permanece estático, enquanto a Terra gira em torno dele e também em torno de si mesma, e que a inclinação do eixo terrestre influencia diretamente na incidência dos raios solares que se dá de maneira diferente nos hemisférios e polos.






 Médio

1º ano – Quebra cabeça das Placas Tectônicas

Nesta atividade tomamos como objetivo principal permitir ao aluno, de forma lúdica (jogo de quebra cabeça), visualizar o movimento das placas tectônicas e também a relação entre este movimento e atividades como o vulcanismo e abalos sísmicos. Para elaborá-la deve-se:
  • Desenhar o globo terrestre, preferencialmente em uma cartolina branca, dividindo-o em placas tectônicas, e depois colá-lo em um material mais duro do que a cartolina (emborrachado ou papelão).
  • Em grupo, os alunos receberão uma determinada placa tectônica (peça do quebra-cabeça), uma imagem contendo o globo terrestre (dividido em placas tectônicas, imagem 2), para orientação, e um símbolo representando vulcões (opcional). Além disso, por sorteio, cada grupo pega uma questão a ser respondida e explicada para a turma.
  • Cada grupo deverá identificar a sua placa e representar, com o símbolo, os pontos em que ocorrem vulcões (de acordo com a imagem 2). Logo após, será montado no quadro o quebra-cabeça com as placas, e pela ordem das questões os grupos respondem e explicam para a turma (com a ajuda do professor) o que foi requisitado, utilizando o quebra-cabeça como material ilustrativo.

Ao final, observamos que os alunos possuem dificuldade em responder questões com suas próprias palavras e que alguns não conseguiram identificar as placas nem colocá-las no lugar certo.







Portanto, atividades como essas com desenhos, objetos representativos e jogos auxiliam o aluno na compreensão de conceitos que estão distantes da dimensão humana e que para o entendimento necessitam da capacidade de abstração do aluno.

 Participação da equipe Ferreira Itajubá e do PIBID IFRN no XX EGEORN 
(agosto de 2013 - UFRN)

Equipe Francisco Ivo
Equipe Antônio Pinto
Equipe Walter Duarte Perreira
Equipe Ferreira Itajubá
Equipe Ferreira Itajubá
Equipe Ferreira Itajubá



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Oficina Pirâmides Etárias Escola Estadual Nestor Lima

 Oficina sobre Pirâmides Etárias
 

O que são pirâmides etárias?
 É um gráfico que serve para representar a estrutura etária de uma população por sexo e idade.

Esta atividade foi realizada na Escola Estadual Nestor Lima, com o 7º ano do Ensino Fundamental. Neste trabalho foram confeccionadas pirâmides etárias a partir dos dados fornecidos pela Escola.
O objetivo dessa atividade é proporcionar o aprendizado entre os alunos através de atividades em grupo.

Como foram feitas
·         A sala foi dividida em três grupos. Os dados foram organizados num isopor, separando-o por sexo e por idades.
·         No mesmo isopor, traçam duas linhas verticais separadas entre si, e marca os grupos etários.
·         Coloca-se ao lado direito do isopor os homens e do lado esquerdo as mulheres.
·         Constroem as barras que corresponde ao valor da população para cada sexo.
·         Posteriormente pintamos de cores distintas os grupos etários.
 Ao final da atividade, os alunos fizeram uma interpretação dos dados da pirâmide.

                              Alunos discutindo a atividade

Alunos fazendo a pirâmide etária







Alunos traçando as linhas verticais da pirâmide





                                                                                                
Alunos terminando a pirâmide
E. E. P. ANTÔNIO PINTO DE MEDEIROS

TRABALHANDO A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO PARA O DIA DO ESTUDANTE

Ao final do mês de julho até o presente dia do mês de agosto, nós bolsistas da E. E. Antônio Pinto de Medeiros demos inicio a uma serie de atividades que culminaram na comemoração do dia do Estudante (11 de agosto), que foi celebrado na ultima terça feira dia 13.
Após um breve planejamento e a organização dos horários por parte da escola no momento pós recesso, a colaboração de todos os nossos parceiros na referida escola foi necessário. Com a definição que a escola só iria aderir parcialmente à paralisação do Sindicato dos Professores, resolvemos então exibir o filme “Além da sala de aula” estrelado pela atriz Emily VanCamp.
Os alunos foram muito receptivos ao filme que tinha o proposito que ressaltar a importância da relação Professor x Aluno. Na exploração dessa visão, eles foram estimulados a prestar atenção às soluções e não das dificuldades apresentadas durante o filme.

Ao final dessa serie de atividades eles responderam a um questionário,  que tinha o proposito de verificar a aceitação da atividade e a disposição dos discentes em interagir mais nas atividades propostas, de forma a propiciar um ambiente educacional mais produtivo.
Figura 1 – Exibição do filme “Além da sala de Aula”


Figura 2 – Aplicação dos questionários sobre a atividade             

sexta-feira, 26 de julho de 2013



MOVIMENTANDO O WALTER DUARTE PEREIRA
Av. Blumenau  Natal - RN, 59112-410

No decorrer dos meses de Abril, Maio e Junho foram desenvolvidas atividades anteriormente planejadas no início do ano letivo, bem como atividades introduzidas no decorrer do projeto como a Gincana Geográfica, em comemoração ao dia do Geógrafo (29 de maio). De acordo com as possibilidades encontradas foram realizadas diversas atividades na escola e fora dela. Continuando com o reforço escolar, bem aceito pelos alunos. Utilizando os recursos tecnológicos da própria escola, foi realizada uma sessão de cinema para alunos do 8° ano (Filme: Diários de Motocicleta), aproveitando as paisagens e realidades socioculturais e históricas apresentadas no filme sobre o continente americano, seguida de uma atividade. Visto as dificuldades dos alunos de ensino médio da rede pública também foi aplicado um “aulão” de geografia revisando provas anteriores do Enem e aplicado para os alunos do 2° e 3° anos em turno inverso ao de aula normal.  Para finalizar, a atividade mais recente foi a aula de campo para o Barco Escola com os alunos do 2°ano vespertino e 3° ano matutino, realizada no dia 06 de junho de 2013. 



O “Aulão” foi divulgado internamente na escola, sendo estabelecido um prazo para a realização da inscrição. A mesma foi oferecida aos alunos de 2° e 3° ano matutino e vespertino. As aulas foram realizadas no turno inverso de cada turma. Os alunos receberam torpedos com a confirmação da aula e orientações gerais.


ImagemImagemImagemImagem




Gincana Geográfica (Comemoração ao Dia do Geógrafo 29/05)
Com a intenção de demostrar a importância da geografia no cotidiano e comemorar o dia do Geógrafo foi realizada uma gincana que funcionou da seguinte maneira: Os alunos foram separados em equipes que competiam entre si. As equipes foram nomeadas com os nomes das regiões geoeconômicas brasileira, chamando-se Amazônia (VERDE), Centro-Sul (AZUL) e Nordeste (LARANJA). Antes da realização das provas os alunos assistiram a um vídeo que explicava a importância do Geógrafo na sociedade. A partir daí os grupos tinham como objetivo cumprir as provas de acordo com os conhecimentos sobre os temas estudados durante o bimestre. Ao final foram somados os pontos, onde todas as equipes foram premiadas de cordo com suas colocações (1° Centro-Sul – 2° Amazônia – 3° Nordeste). A atividade foi realizada no dia do Geógrafo (29 de maio de 2013) e aplicada na turma do 7° ano.

ImagemImagemImagemImagemImagem



A aula de campo ao Barco Escola foi oferecida aos alunos do 2° ano vespertino e 3° ano matutino. Com o agendamento realizado os alunos repassaram dados e documentação para a inscrição na aula. A mesma foi realizada no dia 06 de junho de 2013, das 13:30 às 16:00 horas, acompanhada pelos bolsistas e as professoras de geografia dos turnos matutino e vespertino.

ImagemImagemImagem
Imagem

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A força do Machadão


Neste ano de 2013 mais precisamente de Fevereiro a Maio o PIBID de Geografia da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado deu ênfase na tentativa de estabelecimento de uma identidade nessa escola, entendia-se esse ser o norte a legitimar ainda mais a ação dos “Geopibidianos” no Machadão. Nessa empreitada, foi necessário retomar as ações desenvolvidas na segunda metade do ano de 2012 e ampliar ainda mais a plataforma de atuação com um novo conjunto de atividades.

De fato, uma série de atividades antigas que trouxeram resultados positivos serviu como ponte até a conquista dos alunos antigos e novos. Por exemplo, a “Web Jornal”, ideia dos alunos, apesar de parado devido carências no material de produção foi sem duvida explorado na apresentação para novas turmas nos turnos de atuação do PIBID (Manhã e Tarde) como resultado do envolvimento dos alunos nesse projeto. Tentou-se transmitir a cada novo aluno a importância de participação e envolvimento no projeto na tentativa de promover uma nova realidade na escola a partir dos próprios esforços.

Não parou por ai, nesse período desenvolveram-se outras novas atividades com as turmas.  Desde atividades que tinham o caráter de reforço em turmas que apresentavam grandes dificuldades na compreensão de determinados conteúdos, oficinas de confecção do globo em origami, caça ao tesouro em comemoração ao dia do geógrafo essas com maior incidência de conteúdo geográfico, até a reativação do grêmio estudantil, uma importante ferramenta politica dos alunos, mas que foge um pouco o campo de atuação da geografia enquanto disciplina em sala de aula.

Como se percebe por meio das ações desenvolvidas os geopibidianos dessa escola vem ganhando terreno cada vez mais no estabelecimento da confiança de seus alunos e firmando de vez a sua identidade dentro da escola, ao ponto de cada atividade conter a participação em massa dos alunos que empolgam-se e encantam-se no contato de uma outra Geografia.


Escola Estadual Professor José Fernandes Machado
Professor supervisor: Tadeu Araújo
Bolsistas: Aline; Jexdson; Raphael; Rayanne; Nadinne.

 Uma pequena mostra do que esses alunos são capazes.
http://www.youtube.com/watch?v=5zDR9ifNONc