terça-feira, 14 de agosto de 2012

OFICINA: 
CICLO HIDROLÓGICO E DESASTRES AMBIENTAIS

Escola Estadual Antônio Pinto de Medeiros (EEPAPM).
Duração: 2 encontros. Cada um com 2 horas de duração.
Data da realização: 27 Julho  e 03 de agosto de 2012.
Bolsistas: Guilherme Oliveira e Luzia Lehum

Realizou-se a oficina no período vespertino com alguns alunos do 6º ano do período matutino. A oficina em questão buscou possibilitar ao aluno apreender o caráter cíclico dos fenômenos naturais renováveis, analisando, de maneira mais crítica, as relações existentes entre a sociedade e o meio físico (espaço geográfico), superando a visão dicotômica (Geografia física x Geografia humana), ainda existente no ensino de Geografia.
Iniciou-se a oficina com a exibição de dois videos com reportagens sobre desastres ambientais provocados pelas chuvas (desastres de terras, elevação do nível dos rios, alagamentos das vias de circulação, etc.). Após a exibição foram lançados alguns questionamentos aos estudantes e em seguida iniciou-se uma explanação conceituando ciclo hidrológico e explicitando suas etapas, também mostrando como a ação humana intervem neste processo.
No 2º encontro realizou-se atividades práticas de uma experiência para demonstrar o processo de infiltração da água no solo (figuras 1, 2 e 3). Também foi apresentada aos alunos, através de audição e visualização da letra, a música "Saudosa Maloca", para um momento de reflexão e discussão sobre a importância da preservação das áreas verdes, principalmente nos grandes centros urbanos.


Figura 1 - Realização da experiência de demonstração do processo de infiltração da água.


Figura 2 - Continuação da referida Experiência.

Figura 3 - Alunos observando o resultado da experiência.

Figura 4 - Os bolsistas com a  supervisora do PIBID na EEAPM, a professora Ilka Nóbrega, a coordenadora da escola, professora Fátima e alunos participantes da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário