OFICINA: PLANETA TERRA, NOSSA CASA.
Escola Estadual Professor Antônio Pinto de Medeiros (EEPAPM).
Bolsistas/ turno matutino: Evenny Joseppy e Luzia Lehum
Bolsistas/ turno matutino: Evenny Joseppy e Luzia Lehum
O século XXI tem sido marcado por grandes transformações, sociais, culturais, político-econômicas e naturais. As transformações ocorrentes na natureza, modificando a sua dinâmica natural de uma forma ou de outra também atingirá outras dimensões da vida humana, pois o meio natural é habitat primário para a manutenção da vida no planeta. Nessa perspectiva, a oficina Planeta terra, nossa casa tem como objetivos:
• Conhecer a evolução e a dinâmica natural do planeta terra;
• Despertar nos alunos a importância que o planeta terra tem em nossas vidas, contribuindo para uma maior percepção acerca das mudanças que vem ocorrendo no mundo, decorrentes das transformações naturais;
• Trabalhar com os alunos, por meio de atividades lúdicas, de pesquisa, de construção de maquetes e cartazes o tema proposto;
• Apresentar os resultados na feira do conhecimento da escola, a FECART/2011.
EM DESENVOLVIMENTO
No início do projeto na escola Antonio Pinto de Medeiros (EEPAPM), Bairro Satélite/Natal, tivemos a oportunidade de nos familiarizar com o ambiente escolar, visitando as instalações, conhecendo os servidores, direção e professores e nos apresentando às turmas de 6º a 8º anos.
Nas reuniões conjuntas com a supervisora escolar do PIBID, surgiu a idéia de se trabalhar com oficinas, objetivando apresentar algo na feira do conhecimento da escola. O tema proposto e escolhido para a primeira oficina foi a construção da estrutura interna da terra, pois de acordo com os planos de aula de geografia esse assunto estaria sendo ministrado em sala de aula no mesmo período.
Com a turma formada (cerca de 25 inscritos na oficina que ser realizou no horário vespertino, contra turno dos inscritos), demos inicio a segunda etapa: a apresentação. Essa apresentação se deu por meio de um momento de dinâmica no qual os participantes deveriam falar sobre si mesmos (sua idade, onde mora, sonhos e etc), para os outros participantes do grupo.
A oficina planeta terra, nossa casa, continua em desenvolvimento com os alunos da escola E.E.A.P.M. Contudo, alguns resultados já vem sendo percebidos, é evidente o interesse cada vez maior dos alunos pelo tema, interesse esse que vem se refletindo numa boa freqüência dos participantes, e desejo de continuar com na proposta apresentada. Os próximos passos serão: construir maquetes do interior do planeta terra, para isso, utilizaremos de esferas de isopor para facilitar a percepção dos alunos acerca do formato natural do planeta.
Figura 1: Apresentação da oficina para os alunos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário