quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PIBID - Geografia Escola Estadual Josefa Sampaio: Compartilhando experiências





PIBID - Geografia 

Escola Estadual Josefa Sampaio

As atividades desenvolvidas durante o segundo semestre do ano letivo de 2012
Supervisor:  Professor Marcelo Braga
Bolsistas: Claudia Lopes, Francisco de Assis Junior, Renata Karla, Lucas Cordeiro, Magno Gomes.



A Escola Estadual Josefa Sampaio localiza-se na Avenida Presidente ‪Café Filho, 18 - Santos Reis, Natal - RN, 59010-000‬. A escola oferece os níveis Fundamental e Médio de ensino, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Inicialmente, as atividades desenvolvidas na escola pelos bolsistas foram analisar o contexto pelo qual a escola e os alunos se encontravam, por meio da aplicacãoo dos questionários. 

Sendo assim, as atividades que foram desenvolvidos durante o periodo letivo, tomaram por base a analise destes questionarios, e por conseguinte, o uso de acoes didaticas que oportunizassem  o entendimento dos conceitos e temas da Geografia Escolar de forma mais significativa. Assim sendo, a primeira atividade desenvolvida pela escola, juntamente com os bolsistas do Projeto, foi uma aula de campo em Barra de Cunhaú, localizada no município de Canguaretama, a 85 km da cidade do Natal.








Nesta experiência, evidenciou-se o entendimento da relacão sociedade-natureza, abordando os conceitos de paisagem e de lugar. Nesse agir metodologico, deu-se espaço para evidenciar a apropriação que o homem fez/faz da natureza. Na aula de campo, os alunos puderam observar os aspectos socioambientais e econômicos, elucidando sobre as formas de vida que puderam encontrar, como a garça azul e branca, os caranguejos no ecossistema flúvio-marinho dos Manguezais e entre outros. Na aula de campo  foi possível observar, também, a economia local: a pesca, a carcinicultura, o turismo esportivo. Da mesma forma, foi abordada a questão da preservação do mangue,

Dando continuidade a apresentação de nossas atividades desenvolvidas no Programa PIBID, a seguir apresentaremos os resultados da Oficina realizada pelos alunos, cujo objetivo foi sistematizar e socializar os conhecimentos engendrados durante a aula de campo em Barra de Cunhaú, sendo assim, essa oficina foi um produto da aula de campo que consistiu, também, em dialogar os conhecimentos em ambos os espaços de aprendizagem, neste caso, a escola e o locus.






 Nesta atividade, os alunos produziram cartazes sobre as temáticas Turismo, Pesca/Economia, Localização e Vegetação. Neste sentido, a produção do material didático surgiu enquanto necessidade pedagógica e, ao mesmo tempo, como material para divulgação do Programa PIBID, desenvolvido na escola. Outra atividade realizada na escola foi o I Encontro Do Conhecimento Geográfico, objetivando divulgar tanto o Programa PIBID quanto promover as atividades desenvolvidas até então.


 



A seguir, apresentaremos uma sugestão teórico-metodológica:

TÉCNICAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE GEOGRAFIA: Algumas experiências...

O presente post foi extraído do ultimo trabalho que apresentamos (no VII CONNEPI), com o intuito de divulgar não somente nossas atividades na Escola Estadual Josefa Sampaio, mas também o PIBID como um todo.
Relataremos aqui no blog, a partir de agora, algumas técnicas de ensino que utilizamos, respaldados em pesquisa bibliográfica previamente realizada, na busca pela tão almejada dinamização do ensino de Geografia, que, não custa lembrar, é um dos objetivos do nosso subprojeto.
De antemão, destacamos que a experiências relatadas aqui podem surtir resultados mais satisfatorios em algumas turmas do que  nas outras. Isso porque, como sabemos, não existe uma fórmula mágica para dinamizar a prática pedagógica, cada caso é um caso, é preciso considerar o contexto de cada escola ou turma, as especificidaes dos alunos. E é exatamente por isso que devemos nos munir do mais rico e variado arcabouço teórico-metodológico.
Pensando assim, compartilhamos com vocês um pouco do nosso arsenal. Para que o post não fique longo e/ou enfadonho, traremos, inicialmente, relatos sobre o uso de Dinâmicas de Grupo. Em outras oportunidades, compartilhamos mais. 

Vamos lá:

    •    Dinâmicas de Grupo: Por dinâmica de grupo comunga-se aqui com Militão & Militão (2000, p. 22) a idéia de que “toda atividade que se desenvolve com grupo (...) que objetiva integrar, desinibir, ‘quebra o gelo’, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, iniciar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominado Dinâmica de Grupo”.
O uso de jogos e brincadeiras tem um impacto incrível quando utilizados em dinâmicas de grupo, pois quebra um pouco aquela atmosfera formal que muitas vezes permeia as salas de aula. Além disso, dependendo do jogo, possibilita que o aluno manifeste suas noções e opiniões ainda durante sua realização. Foi o que aconteceu, por exemplo, quando utilizamos o despretensioso jogo “Adedonha” como ferramenta para trabalhar o conceito “Lugar”.
Essa dinâmica consiste no sorteio de uma letra com base no número de dedos expostos no círculo de alunos. Cada dedo corresponde a uma letra do alfabeto, dessa forma, a partir da letra sorteada, o grupo deve citar palavras (iniciadas com a letra) relacionadas com o tema em questão. No caso aqui relatado, o tema da brincadeira era “Lugares”. Por exemplo: se no círculo, o número de dedos expostos fosse 8, os participantes teriam que dizer nomes de lugares iniciados com a letra H (Haiti, Havana, Holanda...), pois esta é a oitava letra do alfabeto.
Feito isso, a discussão sobre o conteúdo da aula é sistematizada. Levando em consideração a abrangência do conteúdo trabalhado no caso em questão (Lugar) que permite variadas interpretações, tivemos como resultado a ebulição de questionamentos e debates, instigando o interesse dos alunos pelas explicações dadas durante a exposição do conteúdo.
Diante disso, percebe-se então que o uso desta técnica pode ser incorporado à prática educativa como forma de dinamizar as aulas, despertando o interesse da turma pelos conteúdos ministrados. O que se torna de extrema importância para “tirar” os alunos da passividade em sala de aula e levá-los à atividade.






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